domingo, 31 de outubro de 2010

ESTUDO: EPIRITO SANTO

Espirito Santo, uma pessoa maravilhosa!


Um fazendeiro americano estava mostrando a um amigo inglês os belos cenários da sua terra. Levando-o para ver as cataratas do Niágara, disse: “Aqui está o maior poder, não usado do mundo.” Oh, não! Respondeu o inglês, isto não é verdade: o maior poder não usado no mundo é o Espírito Santo.

Hoje queremos estudar sobre a pessoa maravilhosa do Espírito Santo, o maior poder disponível ao ser humano. Que o Senhor abra a nossa mente para entendermos a sua mensagem e para que estejamos dispostos a nos valer dEste poder na luta contra o mal e na caminhada rumo ao Céu.

Dos membros da Santíssima Trindade, o terceiro é Aquele de quem há menos informações objetivas, precisas, que definam o Seu próprio Ser. O Filho Se tornou um de nós. Sua manifestação foi visível, material, em nosso nível. O Pai foi por Ele revelado. Mas o Espírito permanece um tanto imperceptível, à parte, despretensioso, operando sem auto-projeção, não Se impondo, não falando “de Si mesmo” (João 16:13). E no próprio ato do desprendimento, Ele cumpre a divina obra que O faz conhecido. É parte de Sua glória exaltar e glorificar o Filho, e através do Filho, o Pai, fazendo com que a revelação de ambos se efetive na consciência humana. Que exemplo de abnegação!

No quarto Evangelho, o Espírito executa sete atividades, todas em exaltação a Jesus:

1. Ensinar, e
2. Fazer lembrar tudo o que Jesus disse – João 14:26.
3. Dar testemunho de Jesus – João 15:26
4. Convencer do pecado, porque o mundo não crê em Jesus; da justiça, porque Ele foi para o Pai; e do juízo, porque Satanás foi julgado e derrotado – João 16:8.
5. Guiar a toda a verdade, e Jesus é a verdade (14:6) – João 16:13.
6. Declarar, ou anunciar, o que Jesus, da parte do Pai, Lhe entrega – João 16:13, 14 e 15.
7. Glorificar a Jesus – João 16:14

O apocalipse refere-se a Ele como os sete Espíritos de Deus (Apoc. 1:4 e 5; 4:5). Sete é o número da plenitude. O Espírito alcança a plenitude nesta atividade cristocêntrica.

Isso é tão fundamental para o plano da redenção, que, sem a atuação do Espírito, seria como se Jesus nunca tivesse encarnado e Deus nunca tivesse Se manifestado. Ele habilita o homem a entender a salvação e responder positivamente a ela. Sem Ele, a Igreja não poderia cumprir Sua missão, e estaríamos fadados a permanecer neste mundo indefinidamente.

Objeto de especulação – Talvez o fato de existir pouca informação sobre o Espírito Santo faz com que uma conceituação sobre Ele se torne mais susceptível de especulação. Nos dias de Ellen G. White, havia aqueles que afirmavam que o Espírito era uma “luz derramada” e “uma chuva caída”. Ela condenou esse tipo de comparação por rebaixar a Deus (Evangelismo, pág. 614).

Mais afrontoso ainda é tomá-lo por uma criatura. Há os que acreditam que Ele e Gabriel se equivalem. A inspiração nega isso fazendo clara distinção entre ambos no registro das palavras deste anjo a Maria: “Descerá sobre ti o Espírito Santo...” (Luc. 1:35). Gabriel não poderia estar falando de si mesmo. E Ellen G. White assegura que o seguidor de Jesus pode sentir-se confiante e seguro no conflito “contra as hostes espirituais da maldade”, porque “mais que anjos estão nas fileiras. O Espírito Santo, o representante do Capitão do exército do Senhor, desce para dirigir a batalha.” – O Desejado de Todas as Nações, pág. 352. Rebaixar o Espírito Santo à categoria de anjo é, na realidade, minimizar o poder de Deus, algo muito a gosto de Satanás.

Outra forma especulativa no tratamento de tão sublime tema, é despojar o Espírito de Sua personalidade. As chamadas Testemunhas de Jeová afirmam que Ele é apenas uma influência ou energia – o poder de Deus. Esta idéia é tão antiga quanto o século III, quando Paulo de Samosata a difundiu. No tempo da Reforma, Lécio Socino e seu sobrinho Fausto propagaram a teoria.

Não há como negar que este conceito rebaixa o valor do Espírito Santo para a Igreja. Negar a personalidade do Espírito não é mera questão técnica, acadêmica ou simplesmente teórica. É de suprema importância e do mais elevado valor prático. Se Ele é uma Pessoa divina e O consideramos como influência impessoal, estamos roubando desta Pessoa divina a deferência, honra e amor que Lhe são devidos. E mais: Se o Espírito é mera influência ou poder, podemos então procurar apropriar-nos dEle e usá-lo; mas se O reconhecemos como Pessoa, estudaremos como nos submeter a Ele de modo que nos use segundo Sua vontade.

Não, o Espírito Santo não é uma tênue, nebulosa influência imanente do Pai. Não é algo impessoal, vagamente reconhecido, apenas um invisível princípio de vida... Jesus foi a personalidade mais influente e marcante neste velho mundo, e o Espírito Santo foi designado para preencher Sua vaga. Nada a não ser uma Pessoa poderia substituir aquela maravilhosa Pessoa. Nenhuma simples influência seria suficiente. Para substituir uma pessoa maravilhosa, só outra pessoa maravilhosa.

Alguns se valem do fato de a Bíblia identificá-lo como Espírito de Deus ou de Cristo (I João 4:2; I Cor. 3:16; Gál. 4:6, I Ped. 1:11, entre outros textos), para afirmar que o Espírito Santo é algo inerente a Deus, tal como a Sua energia ou virtude. Todavia, a fórmula indica procedência e não inerência (cf. João 14:26; 15:26). Pode também indicar que Sua obra é executada em subordinação ao Pai e ao Filho. Parte desta obra é a representação vicária de ambos neste mundo. De fato, Jesus prometeu aos discípulos que retornaria para eles na pessoa do Espírito Santo (João 14:16-18 e 23).

Condenando as especulações, o Ellen White adverte: “A natureza do Espírito Santo é um mistério. Os homens não a podem explicar, porque o Senhor não lho revelou. Com fantasiosos pontos de vista, podem-se reunir passagens da Escritura e dar-lhes um significado humano; mas a aceitação desses pontos de vista não fortalecerá a Igreja. Com relação a tais mistérios – demasiado profundos para o entendimento humano – o silêncio é ouro.” – Atos dos Apóstolos, pág. 52.

Um ser pessoal – Mas quando Ellen G. White afirma que “a natureza do Espírito Santo é um mistério”, não quer ela dizer que nada podemos saber sobre Ele. Aquilo que a revelação nos transmite não é especulação; é a realidade, e é nosso dever aceitar por fé.

Dois pontos sobre o Espírito Santo estão devidamente assentados nas páginas sagradas: Ele é uma pessoa, e é Deus. “O Espírito Santo tem personalidade, do contrário não poderia testificar ao nosso espírito e com nosso espírito que somos filhos de Deus. Deve ser também uma pessoa divina, do contrário não poderia perscrutar os segredos que jazem ocultos na mente de Deus”. – Evangelismo, pág. 617.

A personalidade do Espírito Santo é claramente inferida do testemunho bíblico. As seguintes referências não deixam dúvida a respeito:

1. Ele é citado entre pessoas: “Pois pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo” (Atos 15:28). Além disso, Ele aparece na fórmula batismal junto ao Pai e ao Filho (Mat. 28:19); seria redundância Jesus mencionar o Espírito Santo, tendo já mencionado o Pai, fosse Ele a mera energia dEste; também não faria sentido Jesus ordenar o batismo em nome de uma Pessoa, o Pai, de outra Pessoa, o Filho, e agora em nome de uma energia, o Espírito.

2. Ele é Senhor (II Cor. 3:17 e 18). Este termo define personalidade e divindade quando aplicado ao Pai e ao Filho; porque não quando aplicado ao Espírito?

3. Ele possui mente (Rom. 8:27). O Espírito Santo é um ser pensante, o que implica inteligência. Ele não pode ser menos que uma pessoa.

4. Ele tem sentimentos:
• Pode ser contristado – Efé. 4:30
• Expressa anseio – Tia. 4:5
• Possui alegria – I Tess. 1:6
• Ama – Rom. 15:30
• Expressa vontade – I Cor. 12:11

5. Pode, e deve, ser mantida comunhão com Ele (Fil. 2:1; II Cor. 13:13). Não se mantém comunhão com uma energia.

6. Não é mero poder, mas tem poder (Rom. 15:19). Seria outra redundância a Bíblia falar do poder do Espírito Santo, fosse Ele mero poder; seria “o poder do poder”!

7. Pode-se mentir a Ele (Atos 5:3). Mente-se a uma pessoa e não a uma energia.

8. Pode-se-Lhe resistir (Atos 7:51). É possível cumprir o papel de um resistor (componente que impede, ou atenua, o fluxo da corrente elétrica) para com o Espírito Santo? Sim, e isto o pecador faz quando, diante do apelo divino, prefere permanecer no erro. Mas isso não significa que o Espírito Santo não seja uma pessoa, pois não é apenas a uma energia que se resiste. Pessoas também podem ser resistidas, incluindo Deus (11:17). O texto fala de se resistir às claras evidências da verdade, apresentadas pelo Espírito Santo.

9. Pode-se guerrear contra Ele (Gál. 5:17). O que é uma intensificação de resistência ao Espírito Santo.

10. Pode-se ultrajá-Lo (Heb. 10:29). Como é possível ultrajar uma energia? Ultrajar se liga naturalmente ao sentido de afrontar, insultar, difamar, injuriar, ofender, deprimir, vilipendiar, desacatar, vituperar, envergonhar. Como se pode fazer tudo isso a uma energia?

11. Pode-se blasfemar contra Ele como se blasfema contra o Filho (Mat. 12:31). É possível blasfemar contra uma energia? Blasfema-se contra uma pessoa, como é o caso de Jesus aqui.

12. Ele executa específicas funções próprias, não de uma energia, mas de uma pessoa:
• Sonda, perscruta a Deus – I Cor. 2:10
• Concede dons para a edificação da Igreja – I Cor. 12:8 e 12
• Manifesta-Se nesses dons – I Cor. 12:7 (em outras palavras, ao conceder dons à Igreja o Espírito Se dá a ela)
• Contende com pecadores – Gên. 6:3
• Ordena sobre itens relevantes para a obra e o povo de Deus – Atos 8:39; 10:19 e 20
• Envia pessoas no processo do cumprimento de alguma missão – Atos 10:19 e 20
• Ensina o que uma vez ouviu – João 16:13 (ouvir não é próprio de uma energia), ver também 14:26; I Cor. 2:13
• Revela, especialmente pelo exercício profético – Atos 1: 16; II Ped. 1:21; I Tim. 4:1
• Testifica através da intuição na consciência, bem como com o testemunho da Igreja – Rom. 8:16; Atos 5:32; Apoc. 22:17
• Move o agente humano na captação da revelação divina – I Pedro 1:21
• Incute novas realidades ainda não percebidas – Heb. 9:8
• Indica a correta compreensão do que é revelado – I Ped. 1:11
• Guia os filhos de Deus – Rom. 8:14, inclusive na busca de “toda a verdade” – João 16:13
• Assiste nas fraquezas – Rom. 8:26
• Intercede corrigindo nossas orações – Rom. 8:26
• Produz frutos na vida dos que se submetem a Ele – Gál. 5:22 e 23
• Lava e renova, o que resulta em salvação – Tito 3:5. Em João 3:5 e 6 este ato é referido por Jesus em termos do novo nascimento.
• Escreve a lei de Deus nas tábuas do coração – II Cor. 3:3
• Santifica – II Tess. 2:13; I Ped. 1:2
• Sela os que são de Deus – Efé. 1:13

Conclusão – Que pessoa maravilhosa é o Espírito Santo! Que humildade, que interesse, que desvelo! Ele nos ama a ponto de instar conosco a que sejamos salvos. Ele está disposto a aplicar em nossa vida a obra redentora da cruz em toda a sua extensão. A exemplo do Pai e do Filho, Ele anseia por nossa presença no reino de Deus. Já Lhe agradecemos por isso?

De fato, Ele é um precioso Amigo. Se O resistirmos, magoá-Lo-emos, e Ele poderá Se afastar triste e pesaroso por nossa indelicadeza e apego àquilo que resultará em nossa infelicidade permanente. Mas se O acolhermos, Ele tomará posse do nosso ser, far-nos-á crescer até a semelhança com Jesus e até colocar os nossos pés na cidade celestial.

Hoje, a Sua voz está falando a nós, pedindo entrada em nossa vida, desejando permanecer conosco. Que abramos hoje, agora, o nosso coração de par em par a pessoa do Espírito Santo para que Ele viva em nós, como nosso Santo e bom Consolador. “Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração” (Heb. 4:7).


ESTUDO RETIRADO DO SITE:     http://www.amissao.com/

PASSAGEM DO INFINITO


MINHA BELA

Tu tens a beleza da mais bela flor,
intocável e escondida em meu jardim.
Seu brilho é como o da esmeralda
escondida embaixo da terra,
onde o homem jamais imaginou tocar.
Tua beleza é mais alva que a neve
caindo na mansão celestial
escondida dentre as nuvens
deste céu lindo e intocável pelo homem.
Tu és a minha maior loucura!
tu és minha jóia rara,
vermelha como o rubi
e transparente como o diamante.
Tu és a minha bela!



Registrada
Ator: Isac Torres

sábado, 30 de outubro de 2010

NOVIDADE!!!

TEMPO DE VOLTAR...

A cantora Arianne está prestes a lançar seu segundo CD pela MK Music, intitulado Tempo de Voltar. Nesta quarta-feira (25), ela esteve na sede da gravadora conferindo as fotos que estarão na capa e encarte do disco.
Arianne contou que o CD está maravilhoso e continua no estilo pop/rock, um pouco mais rock do que o anterior. Tempo de Voltar conta com duas composições da cantora em parceria com Evandro Bertho, 'Recomeçar' e 'Peso da Tua Glória'.
"O CD está lindo. O Emerson Pinheiro (produtor e compositor de várias faixas) se superou neste trabalho. Estou ansiosa e numa grande expectativa para o lançamento, que será em setembro. Tem uma música muito divertida, meio anos 60, 'Amor de Dia', da Marcela Vale", compartilhou Arianne.

Recomendo!!!...a cantora tem um estilo bem jovem de ser...o trabalho anterior, "por me amar", é lindo, e estou ansioso para ver o novo!!!...para quem quiser conhecer melhor a vida da cantora, e seu trabalho, visitem o site dela.

confira abaixo o video com a musica titulo do cd "tempo de voltar".


sexta-feira, 29 de outubro de 2010

NOVIDADE!!!

Herança...

Foi enviado para a fábrica na última sexta-feira (24) o novo CD da cantora Jozyanne pela MK Music, intitulado Herança.

A produção do álbum é do irmão de Jozy, Josué Lopes, e traz 12 faixas compostas por Anderson Freire, Vania Santos, Vanda Santos, Gislaine e Milena, Aretuza, André Freire, entre outros.

O disco conta com a regravação da canção 'Via Dolorosa', que Jozyanne cantou na gravação de seu DVD. "O CD está lindo, bem jovem e com letras fortes. Repleto de Bíblia, emocionante", conta ela.

Segundo a Diretora Artística da MK, Marina de Oliveira, esse é um CD pentecostal diferente de tudo que as pessoas já ouviram. "Está mais do que o máximo, fantástico", opina.
 
Estou esperando ansioso também!!!...aconselho plenamente, e é uma dica que deixo aqui...os outros cds da cantora também são lindos...indico!!!...se quiser conhecer o trabalho da cantora, visite o site da cantora e conheça seu ministério e seu trabalho...
www.jozyanne.com.br  
confira abixo o video com amusica titulo do cd "Herança"...é linda!!!
 
 

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

minha primeira poesia....


O amor

o que será o amor?
será que o amor é um sentimento?
ou apenas uma loucura?
mas como o amor pode ser uma loucura,
se a loucura também é um sentimento?
será que a alegria e a tristeza, estão ligadas ao amor?
por que será meu Deus,
que o amor, esse sentimento tão lindo,
pode fazer as pessoas sofrerem?
por que será que muitas vezes,
a mentira está ligada ao amor?
será que a a paixão faz parte do amor?
ou será que a paixão é um sentimento diferente do amor?
por que será que as pessoas confundem amor e paixão?
por que será que as pessoas brigam quando se ama?
será que a briga também faz parte do amor?
por que será meu Deus,
que tantos sentimentos,
fazem parte de um só amor?



Registrada
Ator: Isac Torres