sábado, 28 de abril de 2012

DOENÇA DE PROFESSOR: Médico orienta professores sobre a Síndrome de Burnout

O médico psiquiatra Moysés Chaves, do Hospital Regional de Gurupi e professor do curso de Medicina da Unirg, falou com professores sobre sintomas e conseqüências da Síndrome de Burnout. Os professores estavam fazendo parte da Formação Continuada na FLIT – Feira Literária do Tocantins, edição Gurupi.

Burnout significa esgotamento físico e mental. De acordo com o doutor Moysés, os professores têm sido as principais vítimas da doença devido principalmente, a carga horária excessiva. 

Primeiro, é necessário identificar as condições de trabalho e sua relação com a doença. Alguns dos sintomas são: depressão, falta de concentração, fadiga, estresse, colo irritado (prisão de ventre ou diarréia), perda da libido, etc.

“A falta de atenção e concentração acontece quando alguém vai ler um livro e não consegue absolver o que está lendo. A pessoa estressada não consegue progredir intelectualmente”.

Outro sintoma citado pelo médico é o isolamento, a pessoa não tem energia para interagir com outra pessoa. Também há irritabilidade, perda de interesse pelas coisas, aceleração do apetite, ora come demais ou não tem fome, entre outros.

Como sugestão ao professor, o doutor Moysés recomenda reduzir a carga horária de trabalho e procurar relaxar. Sobre a cura, o médico disse que a Síndrome do Burnout não é caracterizada como doença, por isso, o tratamento se dá combatendo os sintomas.

Os professores disseram que um dos sintomas que eles mais identificam é o esquecimento e perguntaram se tem cura. O doutor Moysés explicou que o esquecimento tem como causa principal a ansiedade e depressão. Ele sugere uma mudança de vida, evitar café em excesso e começar a praticar exercícios físicos. “A Síndrome de Burnout é tratada com medicação, terapia e mudança de hábito”, frisou o médico. Ele disse ainda que todo o esforço não trará resultado se as pessoas não reverem seu modo de viver, procurar mais o lazer com amigos, com a família e procurar descansar mais nos finais de semana, nos feriados e férias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário