quarta-feira, 2 de março de 2011

ESCRITORES DA LIBERDADE



FIME ESCRITORES DA LIBERDADE

Entendemos que a questão da inclusão é algo muito profundo, pois precisa ser interiorizado pelos seus agentes, ou seja, as pessoas que pretendem ou querem promove-la no meio social. Ela não tem dado certo devido o preço que se precisa pagar para efetivá-la, digo isso não é com base apenas financeira para a construção de rampas ou passarelas para facilitar o acesso de cadeirantes, digo isso na questão da consciência inclusiva que as pessoas deverão adquirir.

Muito se tem falado na mídia a respeito de uma educação para todos, onde todos se sintam aceitos e queridos, porém o que tem se visto na prática é algo totalmente adverso do que se propaga. Isso é uma tarefa a ser cumprida a longo prazo, pois exige coragem e desprendimento. Ser inclusivo é valorizar o indivíduo unicamente pelo fato dele ser um ser humano, uma pessoa digna de respeito e valorização. Frente a questão ética a pessoa é vista como valor.

O filme “Escritores da Liberdade” nos mostra o perfil de um profissional inclusivo, pois nos conta a história de uma professora que enfrenta problemas diversos por acreditar no potencial dos seus alunos numa escola onde o preconceito racial e social predominava.

Decidida a mudar ávida de seus alunos, essa professora destemida não mede esforços para ajudá-los tendo até que trabalhar em outros empregos para conseguir recursos para poder pagar os livros que comprou para seus alunos. Uma parte do texto nos mostra que o conhecimento é o único bem capaz de transformar a consciência humana, isso pode observar nessa atitude da professora em adquirir os livros para seus alunos.

Outra coisa que podemos observar é sobre a questão do preço pago por esses profissionais, por essa atitude de se importar com o bem estar do outro, no filme até o casamento da professora é desfeito devido à falta de tempo e de compreensão do marido, mostrando que a inclusão exige um valor muito alto que nem todos estão dispostos a pagar.

fonte: 


Comentário do Poeta Torres: Hoje na Faculdade foi-nos exibido um filme, que me chamou muita atenção. O filme Escritores da Liberdade é um filme estimulante, pois retrata justamente sobre esta inclusão dos alunos na escola, pois sabe-se que muitas vezes, pelo fato do aluno ser de outra raça, ou de um porte social mais baixo, ele é simplesmente excluído da escola, como o fato ocorrido a pouco tempo, em que uma mãe na tentativa desesperada de matricular os filho numa escola, se acorrentou ao portão da mesma para fazer greve e conseguir a vaga para seus filhos, pois trabalhava e a escola ficava mais perto de sua casa e facilitaria a vida dela e das crianças. Por esse fato e muitos outros, aconselho que os profissionais da educação, em especial os professores, assistam o filme citado, pois é de grande relevância para a profissão, assim como também outras pessoas que se interessam pelo tema. Fica ai essa dica de filme para os internautas do meu Blog. Fiquem na paz queridos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário