terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Chocantes Curiosidades e Coincidências sobre o Titanic

Sou um fã do filme Titanic e da história do mesmo. Achei essa postagem em um blog, mostrando algumas curiosidades do Titanic e também algumas coincidências dessa história que emociona quem a conhece. Trás também algumas comparações com o acidente ocorrido com o Navio "Costa Concordia", próximo à ilha italiana de Giglio. Veja a matéria abaixo e fique boquiaberto, assim como eu fiquei ao ler. 


O acidente envolvendo um cruzeiro com mais de 4,2 mil pessoas a bordo na ilha italiana de Giglio trouxe à memória o desastre do 'Titanic', a mais emblemática tragédia marítima da história. 

Curiosidades e coincidências do TITANIC:
  • 14 anos antes do Titanic ser construido, foi escrito um livro chamado Futility (Futilidade) de Morgan Robertson que descrevia um barco chamado Titan que seria inafundável. Repleto de gente com dinheiro e importante, choca com um iceberg e afunda-se numa noite fria de Abril. Tinha as mesmas características e capacidade de passageiros que o Titanic. Para uns, o autor usou o livro como uma forma de prever o acidente, para outros é uma assombrosa coincidência.
  • Um tripulante do Titanic, sonhou, dias antes da viagem inaugural, com gatos que lutavam numa noite de vento, e logo que acordou, decidiu não embarcar.
  • Se o Titanic tivesse chocado de frente com o iceberg, apenas 1 compartimento se inundaria, podendo, assim, continuar a navegar normalmente.
  • Se o iceberg fosse visto 30 segundos antes, o Titanic poderia ter evitado a colisão.
  • Se o 1º Oficial Murdoch não tivesse dado a ordem de reversão dos motores, à velocidade com que o navio circulava, seria fácil contornar o obstáculo, com o risco de colisão quase nulo.
  • Se os vigias noturnos tivessem binóculos, a tragédia seria evitada, uma vez que o iceberg seria visto ao longe.
  • Durante a noite, o Capitão Smith e o Quarto Oficial Boxhall conseguiam ver luzes de um barco que estava apenas a 16Km, 6 a 10 milhas do Titanic.
    Então, às 00:45, foram mandados foguetes de cinco em cinco minutos. A princípio, o barco parecia aproximar-se. Mas depois as luzes desapareceram. As esperanças de ajuda desapareceram com as luzes.
    Porque estaria o navio tão perto? Porque não ajudou? Pensa-se que seria o Californian. De facto, a tripulação deste viu luzes no céu e luzes de um navio. Mas o navio parecia muito pequeno. Quando tentaram mandar-lhe uma mensagem, não houve resposta.
    Será que os oficiais do Titanic viram um navio diferente? Cada vez mais pessoas pensam que seria um barco norueguês. Porque não ajudou? Provavelmente estavam a infringir as leis ao estar naquela área.
Quando a 14 de abril de 1912 o mais espetacular transatlântico da época chocou contra um iceberg e se afundou, o tio de Valentina Capuano estava entre os passageiros. Mais de 1500 pessoas que seguiam a bordo do Titanic morreram, Giovanni foi uma delas.
O naufrágio do sábado passado fez com que Valentina, de 30 anos, revivesse de uma forma muito particular esta trágica história familiar, à qual o irmão da sua avó não sobreviveu. “Foi como voltar a viver aquela história. Foi terrível, estou muito afetada”, relata a jovem de Nápoles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário