domingo, 1 de julho de 2012

Jovem é destaque por criar rede social para mobilização ao Orgulho de Ser Nordestino

Bráulio Bessa criou a página para reagir a ações preconceituosas

Se você está no Facebook e já compartilhou alguma mensagem relacionada ao orgulho de ter nascido no Nordeste, já deve ter visto o perfil “Nação Nordestina”. A página que divulga a cultura da nossa região foi criada por um cearense de Alto Santo, no Vale do Jaguaribe. Desde dezembro de 2011, o webdesigner Bráulio Bessa Uchoa, 26, mantém a página que mais de 246 mil pessoas curtiram. Patamar próximo do número de pessoas que curtiram, por exemplo, a página do cantor Roberto Carlos, curtida 283 mil vezes.

Todos os dias o editor do perfil divulga fotos de receitas, músicas, paisagens, cantores, escritores e tudo mais o que diz respeito ao Nordeste. Uma das seções mais comentadas e compartilhadas é o “Curso Intensivo de Nordestinês”. A cada postagem palavras como “xaboque”, “ingembrado” e “catiroba” são devidamente explicadas aos seguidores.

Bráulio conta que decidiu criar a página depois que viu notícias de preconceito contra nordestinos nas redes sociais. “Quando eu vi aquela história de ‘afogue um nordestino’, vi que alguém tinha que fazer alguma coisa em defesa. Pensei: vou criar um blog, página na internet, para manter viva e defender nossa cultura”, relembra.

Foi aí então que Bráulio percebeu que não era preciso estar em uma grande cidade para divulgar sua ideia aos quatro ventos. A inspiração do nome da página Bráulio encontrou no título do álbum de 2006, do paraibano Zé Ramalho. O webdesigner lembra que compartilhou a palavra “arretado” entre os amigos. No primeiro dia, 800 membros curtiram a página. Em uma semana mais de 10 mil passaram a seguir a “Nação”. E a média diária, segundo ele, tem se mantido entre mil e 1,5 mil novos membros. 

Origem e orgulho

“Nascido e criado no olho do sertão”, Bráulio diz que o orgulho de ser nordestino vem, antes de tudo, do orgulho de ser alto-santense. Ele explica que valorizar o sertão é também uma forma de incentivar os conterrâneos a permanecerem na cidade, sem que seja preciso migrar para ganhar a vida. 

Mais que o número de pessoas que seguem o “Nação”, chama a atenção a quantidade de gente “falando sobre” – outro indicativo de que o site tem repercussão. São 219 mil nesse patamar. A página do blog de humor Kibe Loco, por exemplo, curtida por mais de 325 mil pessoas, tem pouco mais de 19 mil usuários “falando sobre”. Bráulio diz que recebe quase 30 mensagens por dia com sugestões, críticas e elogios.

Como

ENTENDA A NOTÍCIA

Bráulio Bessa, de Alto Santo, decidiu criar a página depois de notícias de preconceito contra nordestinos na rede social. Ele foca na emoção, especialmente na nostalgia, para conquistar seguidores.

Saiba mais

Outros planos
Bráulio Bessa trabalha ainda com dois projetos para divulgar a cultura nordestina: criar uma rádio on-line só com músicas do Nordeste e lançar uma linha de camisetas. 

Exemplos da repercussão de uma postagem no Nação Nordestina. Uma foto de um prato de paçoca foi curtido por 23.075 pessoas e compartilhado por outras 1.384. Uma imagem de uma criança tomando banho de chuva em uma rua do Interior, teve 20 mil compartilhamentos. 

No ranking das cidades com mais alcance estão: São Paulo (376 mil) e Fortaleza (297 mil), seguida, na ordem, por Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Brasília e Natal.

MultimídiaPara acessar ver o conteúdo da página “Nação Nordestina”, visite: www.facebook.com/ nacaonordestina

Para receber as atualizações da página, é preciso ter uma conta na rede social e “curtir” a página 

Para mandar uma sugestão de foto ou outra postagem, basta enviar e-mail para nacao-nordestina@hotmail.com


COMENTÁRIO DO POETA TORRES: Eu curto, assino e indico a página! Parabéns Bráulio Bessa por essa grande iniciativa...você vai longe...e assim como você, Tenho Orgulho de Ser Nordestino!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário