sábado, 4 de junho de 2011

Como Elaborar um Projeto de Pesquisa


O projeto de pesquisa


A pesquisa é uma atividade realizada com o intuito de solucionar problemas através de métodos científicos, partindo de um ou mais problemas para tentar solucioná-los ou explicá-los por meio de métodos científicos adequados.
Ao se desenvolver um projeto de pesquisa, é preciso ser levado em conta seu contexto na sociedade, de fato que o problema abordado seja pertinente para fins beneficentes com relação ao tema abordado, ou seja, o projeto de pesquisa deverá servir para aprofundar os conhecimentos dos leitores com relação ao tema abordado, buscando sempre uma solução para o problema abordado.
O projeto de pesquisa deve ser dividido nas seguintes partes:
Capa
Deve conter informações como: Nome da instituição de ensino, O titulo do projeto centralizado na metade da página, local e ano de publicação.
Folha de Rosto
Deve conter as informações complementares ao projeto de pesquisa como: Nome dos Alunos, O Titulo do projeto centralizado no meio da página, Nota contendo informações sobre o projeto de pesquisa (Curso, disciplina, professor), Local e Ano de publicação.
Sumário
É o local onde deve estar contida a enumeração das divisões das seções e capítulos da publicação na mesma ordem do paginamento do projeto, com indicação da página inicial correspondente. Vale salientar que o sumário não é o mesmo que o índice e os mesmos não devem ser confundidos.
            1-      Introdução
Na introdução deverá conter:  1) a definição do assunto, expondo de modo claro e preciso qual é a idéia central do estudo; 2) a delimitação do assunto, esclarecendo o ponto de vista que será enfocado no desenvolvimento do relatório de forma a não expor totalmente o assunto a ser abordado; 3)a importância do tema,  norteando o leitor à importância do estudo em questão de forma a despertar sua atenção para a leitura do projeto. O autor deve justificar a escolha e seleção do tema a ser estudado.
2-      Objetivos
Os objetivos são os propósitos, ou seja, os objetos do estudo. Os mesmos devem ser mostrados através de frases objetivas. Os objetivos deverão ser divididos em dois tipos: Geral e especifico.
3-      Justificativa
A justificativa é o motivo que levou o autor a escolher o tema. Na justificativa será abordada a razão pela qual o tema foi escolhido e qual sua importância para a área pesquisada.
4-      Metodologia
Deverá ser relatado os métodos usados durante a pesquisa como: Tipos de pesquisa (exploratória, descritiva e explicativa), Instrumentos usados, procedimentos e o tratamento de dados, ou seja, a forma como os dados foram coletados.
5-      Cronograma
Apresenta as diversas etapas do projeto, tempo necessário para realização de cada uma delas. O cronograma deve conter: as atividades a serem desenvolvidas distribuídas com relação ao tempo que serão realizadas.
6-      Referencial teórico
São  citações de autores que já trabalharam sobre o tema abordado distribuídas de forma coercitivas. Essas citações deverão compreender no mínimo de três páginas do projeto.
7-      Referências
referem-se ao conjunto de elementos que identificam os documentos impressos mencionados no corpo do trabalho. Tem o objetivo de apresentar ao leitor as obras e os autores que serviram de base para a elaboração do projeto de pesquisa.

Obs.: alguns projetos de pesquisa poderão ter uma estrutura diferenciada da exposta acima.
(Elaborado por Isac Torres, Graduando do curso de pedagogia - UERN/CAJIM) 


Click nas imagens abaixo e faça o Download do Relatório e do projeto de pesquisa prontos
(Elaborados por Isac Torres)

Projeto
Relatório

Nenhum comentário:

Postar um comentário