sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Parabéns Compositores Brasileiros, pelo seu dia!!!


Dia do Compositor Brasileiro - 7 de outrubro

O Brasil é um país muito rico culturalmente. Assimilando e adaptando influências estrangeiras nascia, pouco a pouco, o espírito artístico brasileiro. A música foi uma área contemplada por inúmeros compositores talentosos, cujas obras perpassaram os anos (e séculos) para se tornarem referência no cenário mundial.

Considerado, ainda em vida, o maior compositor das Américas, Heitor Villa-Lobos compôs cerca de 1.000 obras e sua importância reside, entre outros aspectos, no fato de ter reformulado o conceito de nacionalismo musical, tornando-se seu maior expoente. Foi, também, através de Villa-Lobos que a música brasileira se fez representar em outros países, culminando por se universalizar. 

Villa-Lobos fundou, em 1945, a Academia Brasileira de Música, que pretendia reunir os nomes mais ilustres de nossa música em prol da cultura e da educação musical do país. O grande compositor carioca, primeiro presidente da Academia, deixou, em testamento, metade de seus direitos autorais para serem aplicados pela instituição na difusão de sua obra, dos demais acadêmicos e da música brasileira em geral.

Seria impossível citar nomes de compositores brasileiros famosos sem cometer a injustiça de omitir alguns, já que são muitos os talentos despertados pelo país. Dentre os mais conhecidos estão Adoniran Barbosa, Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Carlos Gomes, Chico Buarque, Ivan Lins, etc. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário