domingo, 2 de outubro de 2011

1º Seminário Potiguar sobre Inclusão e Diversidade


Seminário Potiguar sobre Inclusão e Diversidade



O I Seminário Potiguar sobre Inclusão e Diversidade é uma iniciativa do Departamento de Apoio à Inclusão (DAIN), órgão suplementar da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação- PROEG da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O evento tem por objetivo propiciar a produção e difusão de conhecimentos e práticas inerentes aos direitos, a diversidade e a inclusão, entre pesquisadores, docentes, discentes, profissionais e instituições interessadas na temática. A UERN por meio do DAIN vem assumindo a promoção da educação inclusiva. Nesse sentido, é considerável o avanço observado nos últimos anos por meio do aumento e acesso de alunos com deficiências e necessidades educacionais especiais, aprovados no Processo Seletivo Vocacionado (PSV), nos diversos cursos oferecidos pela UERN. A esse respeito, temos hoje cadastrados no DAIN 72 (setenta e dois) acadêmicos com necessidades educacionais distintas, distribuídos entre o Campus Central (Mossoró/RN), os 05 Campi (Caicó, Assu, Patu, Pau dos Ferros e Natal) e os 11 Núcleos.

Com o tema "Direitos, Diversidade e Inclusão na Sociedade Contemporânea", esse Seminário privilegia o debate, a reflexão e a troca de experiências entre os participantes, buscando contribuir com a ruptura dos paradigmas até então vigentes, pautados na exclusão, na segregação e na violação dos direitos das pessoas com deficiência.

Sintonizado com a política de educação inclusiva, o DAIN promoverá o I Seminário Potiguar Sobre Inclusão e Diversidade, com uma programação que inclui: conferências, mesas redonda, comunicação oral e exposição de painéis. Esse seminário apresenta os seguintes objetivos:


Objetivo Geral

Propiciar a produção e difusão de conhecimentos e práticas inerentes aos direitos, a diversidade e inclusão entre pesquisadores, docentes, discentes, profissionais e instituições interessadas na temática.


Objetivos Específicos


  • Favorecer a troca de experiências entre professores, acadêmicos, pesquisadores e profissionais sobre direitos, diversidade e inclusão;
  • Difundir reflexões e experiências inovadoras como instrumentos facilitadores do processo de inclusão social;
  • Estimular a pesquisa científica e discussão sobre direitos, diversidade e inclusão na sociedade contemporânea;
  • Motivar a implementação de ações de caráter formativo e informativo, visando o fortalecimento de práticas que respeitem a diversidade e potencializem a inclusão;
  • Contribuir com a difusão do Departamento de Apoio a Inclusão – DAIN/UERN na sociedade.

Desse modo, a Comissão Organizadora do I Seminário Potiguar Sobre Inclusão e Diversidade, convida docentes, discentes, profissionais, pesquisadores e demais interessados a participarem do evento na perspectiva de juntos apontarmos alternativas para a consolidação de uma educação inclusiva.


FONTE: http://seminariopotiguarsobreinclusaoedivers.blogspot.com/

Um comentário: